segunda-feira, 5 de abril de 2010

A ESQUERDA NO BRASIL E NO MUNDO

LINHA DO TEMPO

ESQUERDA 1789 MUNDO
Durante a Revolução Francesa, com a qual a burguesia industrial assumiu o poder político, em substituição à aristocracia agrária, surge o termo esquerda, para designar os integrantes da ala mais radical dentro da Assembleia Nacional. Eram os jacobinos, também chamados a Montanha, que ocupavam os lugares do lado esquerdo do plenário. A Assembleia editou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, reconhecendo que todos são iguais perante a lei, embora ainda admitisse distinções sociais. A propriedade privada da terra e dos meios de produção continuada sendo considerada um direito natural.

1830

Consagra-se a expressão socialista, fruto do trabalho de pensadores como François Marie Fourier e Henry Saint-Simon, na França, e Robert Owen, na Ingraterra.Surgem movimentos por rweivindicações dos trabalhadores, e as primeiras greves eclodem como forma de luta.

1839

Fracassa na França levante inspirado por August Blanqui para instalação de um governo popular.

1848 BRASIL

Eclode a Revolução Praieira, em Pernambuco, com longínqua inspiração no socialismo nascente na Europa.

1848

Os alemães kral Marx e Friedrich Engels lançam o Manifesto Comunista, programa para a recém-fundada Liga Comunista, que defende o fim da propriedade privada dos meios de produção e a idéia de que o movimento deve reunir os trabalhadores de todo o mundo, e não de países isoladamente.
ele consagrou a expressão "Trabalhadores de todo mundo, uni-vos" e utilizou o termo comunimo para defenir a sociedade a ser formada depois que os trabalhadores conquistassem o poder nos capitalistas.

1848-1860

Em toda a Europa os operários começam a organiozar-se em asssociações e partidos politicos, para defender suas, para defender suas reivindicações por melhores condições de trabalho.

1864

Fundação, em Lodres, da 1ª Internacional, chamada Associação Internacional de Trabalhadores. marx e Engels não participam diretamente da organização, mas são eleito para seu Conselho Geral.
A entidade sofre com as divergências entre seguidores das várias correntes socialistas ali representadas.
Quando os anarquistas, lideradospor Bakunin, assumem o comando, os socialistas del se desligam.

1871

Primeira referência a Marx e ao marxismo é feita em Recife, em duas edições sucessivas do jornal Seis de Março, que apresenta tradução de artigo publicado na Espanha.

1871

Derrota na guerra com a Alemanha, a França elege uma Assembleia Nacional conservadora, que promove a paz, enquanto o Segundo, Imperio de Napoleão III entra em colapso. Os parísienses temem que a Assebleia promova a restauração da monarquia e promovem uma revolta que ficou como a Comuna de Paris. O governo tenta desarmar a Guarda Nacional. Atacada pelas tropas governamentais, a Comuna resiste bravamente mas é vencida, e milhares de pessoas e mortas, num episódio chamado A Semana Sangrenta.

1889

Silverio Santos organiza em Santos o primeiro cículo socialista e fundada o jonal A Questão Social, no qual divulga as ideias de Marx.

1889 Fundada em paris a Segunda Internacional, chamada Internacional Socilaista.
Em sua longa existencia, reijeitou a ideia de conquista gradual do poder pelos trabalhadores, atuando em colaboração com partidos não socialistas, reafirmou o marxismo como sua doutrina e a crença na inevitabilidade da derrocada do capitalismo. Por volta de 1912, a Internacioanl reunia representantes de partidos socilaistas de todos países da europa, dos Estados Unidos e do Japão, que representavam cerca de 9 milhões de votos. A eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, colocou esses partidos diante de um dilema: opor-se ao conflito ou participar do esfoço de guerra dos seus países. Com exceção dos Russos e dos sérvios, todos os outros partidos alinharam-se seus países.

1892

I Congresso Socialista Brasileiro, realizado no Rio de Janeiro, que nada produz de prático.

1902 BRASIL

Segundo Congresso Socialista, em Sao Paulo, reune 43 representantes de varios estados e funda o Partido Socialista Brasileiro, de vida efemera.
O manifesto então divulgado defendendia a criação de um partido operário para a tomada do poder, jornada de oito horas de trabalho, criação de tribunais especiais para julaar ações entre patrões e empregados, a adoção do divórcio, fornecimento gratuito de água e luz para o povo, educação gratuita para menores de 14 anos.

1905

Primeira revolução russa, que culmina com uma grande greve geral que obriga o czar Nicolau II a aceita a eleição de um parlamento (Duma) na qual o partido socialista conquista a maioria.

1907

A internacional realiza congresso em Stuttgart, na Alemanha, o qual marca divergência entre socialistas e social-democratas.

1917

A Rússia retira-se da guerra. O partido socialista divide-se entre bolcheviques (maioria) e mencheviques (minoria). Fiel á linha de atuação que defendia na II Internacional, os socialistas aproveitaram a crise gerada pela derrota militar, destituíram a dinastia czarista e constituíram um governo provisório. Em novembro, o grupo minoritário do partido, que se autodenominou bolchevique (maioria), liderado por Lenin, assumiu o poder, consolidou-se como partido depois de vencer a guerra civil, que durou até 1920, formando então, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

1919

Forma-se a III Internacional, chamada Internacional Comunista (Komintern), sob escrito controle do governo soviético russo. Apenas 19 delegações participaram do primeiro congresso, em Moscou. No ano seguinte, o segundo congresso, em Moscou. No ano seguinte, o segundo congresso, também em Moscou, recebeu 37 delegações estrangeiras. Nele Lenim estabeleceu os 21 pontos para admissão de partidos na internacional Comunista, nos quais se previa uma organização partidária estritamente de acordo com o modelo soviético.

1922 Brasil

Fundação do Partido Comunista, com Astrojildo Pereira como secretario geral. Ainda nesse ano ocorrem o episódio dos 18 do Forte Copacabana, no Rio de Janeiro, marco do Movimento Tenentista então em desenvolvimento, e a ruidosa Semana de Arte Moderna, em São Paulo.

1924 Brasil

Revolta de militares em São Paulo, comandada por Miguel Costa, é reprimida pelo governo federal. Os rebeldes paulistas em retirada juntam-se a soldados rebeldes gaúchos, comandados pelo capitão luiz Carlos prestes, e nasce a Coluna Prestes-Miguel Costa.

1924



Morre Lenim, o grande líder da Revolução Russa. Abre-se uma feroz disputa pela sua sucessão, entre stalin e Trotsky. Este é derrotado, cai em desgraça e vai viver no exílio, em 1929. Isso provoca a eclosão de um movimento dissidente, dentro do Partido Comunista Russo, Que se espalha por quase todos os PCsdo mundo. trotsky foio assassinado por um emissa´rio de Stalim, no México, onde vivia, em 1940, O PCUS sofre seguidos expurgos e muitas lideranças, sobretudo intelectuais, são afatadas do poder, perseguidas e, em alguns casos, executadas.

1925 Brasil

O PCB inicia no Rio de Janeiro a poblicação do semanário A Classe Operária, que chega a distribuir 10 mil exemplares por edição.
O jornalfoi proibido pela polícia quando chegou á 13ª edição.

1928 Brasil

Por inspiração do PCB, cria-se o Bloco Operário e Camponês.

1929

Stalin, finalmente, dispôe de poderes absolutos, e não há opositor que possa enfrentá-lo. O Governo soviético implementa severas políticas de coletivização da terra e um acelerado processo de industrialização, com rigorosa planificação.

1933

O facismo entra em ascensão nos principais paises europeus, exceto na França e na Inglaterra. Adolf Hitler e Benito Mussolini chegam ao poder, na Alemanha e na Itália, respectivamente, em eleições livres e regulares. Os partidos de esquerda são perseguidos e proibidos de atuar; muitos dos seus líderes, como Antonio Gramsci, na Itália, são presos e assassinados.


Antonio Gramsci

1934 Brasil

Luiz Carlos Prestes ingressa no PCB. Começa a articulação para formar a Aliança Nacional Libertadora.



1935 Brasil

Com apoio da Internacional Comunista, militantes ligados ao PCB tentam um golpe contra o governo, com ações que se desenvolvem no Rio grande do Norte e no Rio de Janeiro. O movimento é rapidamente dominado.

1936

Começa a gtuerra Civil na Espanha, opondo a esquerda republicana, que tem no partido Comunista sua espinha dorsal, e a direita monáquica. No mundo todo movimentam-se simpatizantes da causa republicana, e voluntários vão à Espanha lutar em sua defesa. mas a República é derrotada, depois de luta, e a Espanha passa a ser governada pelo ditador Francisco Franco, que deixou o cargo de primeiro-ministro somente em 1973, embora continuasse no podercomo chefe de Estado e comandante-em-chefe das forças armadas até a morte, em 1975.

1939

Começa a Segunda Gerra Mundial. Com exército moderno e táticas originais de ataque, a Alemanha dominada em pouco tempo praticamentetoda a Europa continental. A inglaterra resiste sozinha do outro lado do Canal da Mancha. apesar de amparados em regimes opostos e adversarios, russia e Alemanha firmam um tratado de não- agressão que dura pouco tempo.

1943 Brasil

III Conferência Nacioanl do PCB, conhecida como Conferência da Mantiqueira, repudia a pregação do fim do partido (liquidacionismo), para amplia a participação popular nas lutas políticas, e reafirma a liderança de Luiz Carlos Prestes, que estava na prisão.

1943 Mundo

Dissolvem-se a III Internacional Comunista e o Komimintern. No fim do ano, o exército alemão, que invadiu a Rússia, esta preste a ocupar Moscou, Leningrado e Stalingrado.

1944 Mundo

o exécito russo reage de forma violenta e inespera e obriga as forças alemãs a uma retirada que só vai terminar em 1945, com a tomada de Berlim.



1945 Braisl

Com o fim da guerra, o Brasil reata relações com a União Soviética, o PCB é legalizado e disputa as eleições que marcam o fim da ditadura do Estado Novo.


Terça-feira dia 09/11/2010

1945

Termina a II Guerra Mundial. Em toda a Europa os partidos comunistas, que tiveram papelo de destaque na resistência á ocupação alemã, despotam como poderosas forças politicas. Nos países do Leste europeu, libertados pelo exército russo, eles assumem o poder. A Alemanha é dividida em Quatro partes, ocupadas pelos exércitos dos países aliados - União Soviética, Estados Unidos, França e Inglaterra.
Berlim, da mesma forma, é dividida em quatro partes. Na prática, adivisão fica sendo entre o lado da urss socialista e o dos paóses capitalistas. Na Ásia, tropas soviéticas ocupam o norte da Coréia , e tropas americanas, o sul. Estabelecem-se dois governos, socialistas no norte, capitalista no sul.

1947 Brasil

Instaurada a Gerra Fria, oBrasil rompe relações com a União Soviética, o PCB volta à ilegalidade e seus representantes no Congresso Nacional são cassados.

1949 Mundo

Relvolução comunista na China, sob a liderança de Mao tse-tung, que assunme o poder.

1950 Brasil

PCB divulga o manifesto de Agosto que prevê a formação de uma Frente Democrática de Liberdade nacional e aponta o imperialismo como pricipal adversário a ser enfrentado.

1951 Mundo

Expurgo no Partido Comunista Checo, que diverte das rígidas diretrizes ditadas por Moscou.

1953 Mundo

Nikita Kruschev assume o comando do governo soviético após a morte de Stalin. A URSS explode sua bomba de hidrogênio, demonstrado possuir um poderio militar comparável ao dos Estados Unidos. Inicia-se a corrida amamentista entre os dois países.

1953 Brasil

Greve paralisa 300 mil trabalhadores em São Paulo.

1954 Mundo

O Vietnã liberta-se da dominação colonialista da França. o país é dividido em duas áreas de influência, o norte comunista, apoiado pela URSS, e o sul, Capitalista, apoiado pelos Estados Unidos.

1956 Mundo

No Congresso do Comitê do partido Socialista da União Soviética são denunciados os abusos cometidos por Stalin, o que provoca Profundas consequencias em todos os partidos comunistas do mundo.
No mesmo ano, rebelião na hungria é reprimida pelo exército soviético.

1958 Brasil

Abalada pelas repercussões das denúcias feitas no XX Congresso do PCUS, agrava-se a luta interna na direção do PCB, que perde militantes, sobretudo intelectuais. É divulgada então a Declaração de Março, um ponto de inflexão, em que se afirma que convém á classe trabalhadora. Surgem em Pernambuco as primeiras ligas camponesas, sob a liderança de Francisco Julião.

1959 Mundo

Rebeldes tomam o poder em Cuba, estabelecendo um governo socialista bem ao lado dos Estados Unidos.

1960 Brasil

O V Congresso do PCB destaca as duas questões fundamentais para a luta do partido:as contradições enre a nação e o latifundiários e a massa camponesa. Para isso defende a formação de um governo nacionalista e democratico, que empreenda reformas políticas e sconômicas.

1961 Brasil

Jânio Quadros renuncia à presidencia da república, e assume o vice-presidente joão Goulart, apesar da forte resistência de setores militares. A posse é garantida pela mobilização popualr, obitida a partir da Cadeia da Legalidade, organizada e liderada pelo governador do rio Grande do Sul, Leonel Brizola.

1961 Mundo

O XXII Congresso do PCUS inicia um lento processo de liberalização do regime. Em Berlim, é construido um muro que separa os lados ocidental e orientalo da cidade.

1962 Brasil

A mudança do nome para Partido Comunista Brasileiro e a retirada da expressão"ditadura do proletariado" do programa acentuam as divergências dentro da direção partidária e provocam uma cisão. Os dissidentes denunciam a "maioria direitista e revisionista" do Comitê Central, formam uma nova agremiação a que dão o antigo nome de Partido Comunista do Brasil e reconhecem Stalin como "o quarto clássico do marxismo". internacionalmente, a dissidência alinha-se com as teses do Partido Comunista Chinês. No mesmo ano cria-se o Comando Geral dos Trabalhadores, a que se filiam os pricipais sidicatos do país.

1963 Brasil

As contradições do governo Goulart acirram o debate político dentro da esquerda, onde despontam várias novas agremiações. A agitação atinge praticamente todos os setores da sociedade.

1964 Brasil

Em Março, num grande comício no Rio de Janeiro, o presidente joão Goulart reafirma sua diposição de efetivar as reformas de base e adota as primeiras providências para a reforma agrária. No começo de abril, golpe militar depõe o presidente e instaura um governo ditatorial. Toda a esquerda cai dos parlamentares a ela alinhados são cassados.

1964 Mundo

Kruschev é substituido por leonid Brejnev no comando do governo soviético e do PCUS.

1967 Brasil


Carlos Marighela rompe com o PCB, sugem organizações que defendem a luta armada contra a ditadura e vários militantes vão para Cuba receber treinamento.

1968 Brasil

Crescem as manifestações contra a ditadura, e a repressão endurece. Congresso clandestino da União nacional dos Estudantes é desbaratado pela polícia, e os militates são presos. No fim do0 ano, o governo impõe o Ato Institucional número 5, fecha o Congresso Nacional, cassa mandatos e intensifica a repressão à atividade política.

1968 Mundo

Eclodem revoltas estudantis na França, Italia, Inglaterra, Espanha, Polonia. Na checoslováquia. a "primavera de Praga" é durante reprimida pelo exército soviético.

1969 Brasil



O Capitão Carlos Lamarca deixa o exército e liga-se à luta clandestina. O embaixador americano Chales Elbrick é sequestrado e trocado por prisioneiros políticos, que vão para o exterior. Carlos marighela é morto pela polícia. Intensificam-se as torturas e maus-tratos aos presos políticos. Na região da araguai, militantes do PC do B tentam organizar um foco guerilheiro, durante combatido pelo exécito.




1973 Brasil

O exécito destrói a guerilha do Araguaia. organizações cladestinas reconhecem a inutilidade da luta armada. O general erneto Geisel é sleito presidente da República pelo Congresso nacioanl e promete Abertura "lenta, gradual e segura" do processo político.

1978 Brasil




Greve de metalúgicos no ABC paulista. Desponta a liderança de luiz Inácio da Silva o Presidente LULA. Caduca o Ato Institucional número 5.













1980 Braisl



É fundado o partido dos Trabalhadores.

1986 Brasil

Deputados e senadores eleitos para o Congresso Nacional formam a Assembléia Constituinte, para elaborar nova Contituição para país.

1988 Brasil
promulgada a Constituição, o país volta ao regime democrático. Não há mais partidos ilegais.

1980-1989 Mundo





Agrava-se a crise na URSS, o presidente Mikail Gorbachev acelera o processo de liberalização economica e acaba com a dominação dos países do Leste europeu. A derrubada do Muro de Berlim simboliza e consolida a reunificação da alemanha com um só governo capitalista.

1992 Mundo

termina a guerra entre o viertnã do Norte eo viertnã do Sul e o país se reunifica sob um governo socialistas.

PARA ONDE VAI A ESQUERDA

A historia da Esquerda vem de longe. Ela ocupou um grande espaço na Politica Mundial, sobretudo a partir da conquista do poder pelo Partido Comunista liderado por Lenin, na Rússia, em 1917. Durante a Segunda Guerra mundial, o solitário pais socialista, que a duras penas vinha refazendo suas arcaicas estruturas semifeudais, quase foi destruído pelo até então imbativél exército alemão. No entanto, para surpresa geral, ressurgiu do nada, desempenhou papel decisivo na destruição da poderosa máquina de guerra nazizta e despontou como uma potência capaz de rivalizar com os Estados Unidos no conhecimento científico e tecnológico e sobretudo, em armamentos.
O socialismo esparramou-se pelo mundo, formou um poderoso aglomerado de países, nem sempre solidários entre si, e onde não chegou ao poder, foi representado por partidos que influíram significativamente no desenvolvimento das políticas nacionais.
E de repente, quase tão depressa quanto surgiu, esse conjunto, esse conjunto formidável desmoronou. O acelerado desenvolvimento tecnológico dos anos recentes vem mudando a vida das pessoas, dia a dia.
Usos e costumes já não são os mesmos. As estruturas políticas e sociais, no entanto, não desfrutam da mesma agilidade e, em toda a parte, governos encontram enorme dificuldade para lidar eficientemente com as novas realidades. No Brasil, onde o ideário socialista conquistou adeptos quase no mesmo momento em que surgia na Europa, o socialismo foi mantido fora da lei por muito tempo.
Ainda assim, desempenhou importante papel no desenvolvimento das artes, da cultura, do estudo dos problemas brasileiros e até mesmo nos acontecimentos da política, da qual se tentou, inutilmente, como se vê, mantê-lo afastado. Na passagem do século, muito de seus adeptos chegaram ao poder, pela via eleitoral democrática, e o desempenho não tem sido o que deles devia esperar.
Dessa forma, os partidos e organizações destacados nesse período não são, necessariamente de esquerda - PPS e PSDB , por exemplo, não se reconhecem nessa bitola. Mas todos nasceram sob inspiração do seu idéario e da luta travada contra o arbítrio e a opressão, no período anterior, e por isso devem integrar essa relação.


fonte revista História Viva