sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Trotskismo

A desavença chega ao Brasil no mesmo ano, pela correspondência de Mário Pedrosa que, da Europa, dava conta aos comapanheiros doque acontecia. De volta ao Brasil, lidera a função do Grupo Bolchevista Lenine, de apoio ás posições de trotskis, e imediatamente lança o jornal Luta de Classes. Em 1931, organiza-se em São Paulo a liga Comunista (oposição bolchevista-leninista). A Liga critica duramente a passividade com que a direção do PCBobedecia às diretrizes emanadas da Internacional Comunista."a burocracia dirigente", diz um documento divulgado na ocasião pelos oposionistas, "matou aliberdade de discussão e de crítica nas fileiras revolucionarias, tornando impossível aexistência de umadisciplina no verdadeiro sentido, isto e´, no bolchevista."
De quebra,os oposicionistas condenam o ingresso de Luís Carlos Prestes no partido, pois nele enxergam "graves defeitos: raciocínio escolástico, insuficiência teórica, espírito unilarel e uma certa dose de misticismo".
O crescimento da oposição, em todocaso, é lento e concentra-se em São Paulo e Rio Janeiro. Destacam-se, dentro dela, Mário Pedrosa, Aristides Lobo, Lívio Xavier. As disputas com o PCB são constantes, mas nãoimpedemque atuem lado a lado, por exemplo, na luta contra o integralismo, movimento protofascista que cresce no país. Conseguindo alguma penetração no universo sindical, a Liga transforma-se no Partido Operário Leninista, mas sua atividade concentra-se, principalmente, na edição de obras de autores comunistas não divulgadas Internacional.

Uma história de DISSIDÊNCIAS

Na primeira linha do Manifesto do Partido Comunista, de 1848, Max e Engels afirmam que "a história de toda sociedade até nossoa dias é a história da luta de classes". Quase se pode dizer, ao mesmo tempo, que ahistória dos partidos que se organizaram em todaparte, como objetivo de concretizar suas idéias eporpostas, é a história da luta de facções.
fundado em 1922,nos dez anos seguintes o Partido Comunista do Brasil enfrentou uma série interminável de disputas doutrinárias e ideólogicas, de debatessobre sua linha de atuação no país. Sua primeira grande divisão aconteceu em 1931, no embalo da cisão em curso no patrono Partido Comunista daUnião Doviética. Lá foi provocada, em parte, pela disputa entre stalin e Trostkis pela sucessão de Lenin no comando do partido edo governo do Estado socialista já implantado. Mas tabém por uma desavença política: Stalin desejava concentrar-se na construção do governo socialista na Rússia -a tese do socialismo num só país, enquanto Trostki defendia a revolução permanente,de carácter mundial. Este vai sendo afastado, gradativamente, de seus cargos no partido e no geverno, acaba espulso da Rússia, em 1929, e assassinado no México, a mando de Stalin, em 1940.



fonte: História Viva.