segunda-feira, 5 de abril de 2010

PARA ONDE VAI A ESQUERDA

A historia da Esquerda vem de longe. Ela ocupou um grande espaço na Politica Mundial, sobretudo a partir da conquista do poder pelo Partido Comunista liderado por Lenin, na Rússia, em 1917. Durante a Segunda Guerra mundial, o solitário pais socialista, que a duras penas vinha refazendo suas arcaicas estruturas semifeudais, quase foi destruído pelo até então imbativél exército alemão. No entanto, para surpresa geral, ressurgiu do nada, desempenhou papel decisivo na destruição da poderosa máquina de guerra nazizta e despontou como uma potência capaz de rivalizar com os Estados Unidos no conhecimento científico e tecnológico e sobretudo, em armamentos.
O socialismo esparramou-se pelo mundo, formou um poderoso aglomerado de países, nem sempre solidários entre si, e onde não chegou ao poder, foi representado por partidos que influíram significativamente no desenvolvimento das políticas nacionais.
E de repente, quase tão depressa quanto surgiu, esse conjunto, esse conjunto formidável desmoronou. O acelerado desenvolvimento tecnológico dos anos recentes vem mudando a vida das pessoas, dia a dia.
Usos e costumes já não são os mesmos. As estruturas políticas e sociais, no entanto, não desfrutam da mesma agilidade e, em toda a parte, governos encontram enorme dificuldade para lidar eficientemente com as novas realidades. No Brasil, onde o ideário socialista conquistou adeptos quase no mesmo momento em que surgia na Europa, o socialismo foi mantido fora da lei por muito tempo.
Ainda assim, desempenhou importante papel no desenvolvimento das artes, da cultura, do estudo dos problemas brasileiros e até mesmo nos acontecimentos da política, da qual se tentou, inutilmente, como se vê, mantê-lo afastado. Na passagem do século, muito de seus adeptos chegaram ao poder, pela via eleitoral democrática, e o desempenho não tem sido o que deles devia esperar.
Dessa forma, os partidos e organizações destacados nesse período não são, necessariamente de esquerda - PPS e PSDB , por exemplo, não se reconhecem nessa bitola. Mas todos nasceram sob inspiração do seu idéario e da luta travada contra o arbítrio e a opressão, no período anterior, e por isso devem integrar essa relação.


fonte revista História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário